NOTÍCIAS

Volkswagen completa 50 anos de atuação no Brasil

No último domingo a Volkswagen completou 50 anos no Brasil. A empresa alemã entrou no país no dia 23 de março de 1953, sendo que sua primeira sede ficava no bairro do Ipiranga, em um estabelecimento onde funcionava um armazém, na rua do Manifesto, na cidade de São Paulo.

Fusca foi primeiro veículo produzido na fábrica de São Paulo, ainda em 1953

Logo em seu ano de estréia, a empresa lançou os primeiros modelos Fuscas, construídos por 12 empregados com peças importadas. Três anos depois, em 1956, a Volks iniciou a construção da primeira fábrica em São Bernardo do Campo. Até o ano seguinte, foram construídos no galpão de São Paulo o total de 2.820 veículos.

O primeiro modelo construído integralmente em território nacional foi uma Kombi, lançada em 1958. Em 1959, foi realizada a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo, com a presença do então presidente da república Juscelino Kubistcheck, que desfilou em um Fusca conversível.

Em 1987, a Volkswagen e a Autolatina Brasil fecharam uma parceria, que duraria até 1994, lançando diversos modelos neste período, como Apolo, Quantum, Santana e Royale.

A empresa conseguiu um outro feito, quando em 2003 fez com que o Gol tornasse o primeiro veículo biocombustível do país.

Investimentos

Para 2008, quando completa 50 anos no país, a Volks apresentará uma nova família de modelos, batizado de NF, e que terá como o primeiro lançamento um Gol. A empresa pretende investir na ampliação da fábrica em São Carlos, com um investimento previsto de R$ 123 milhões,

Investimento em infra-estrutura e pessoal será objetivo da montadora neste ano

e a capacidade produtiva deverá atingir 2.700 motores por dia.

A Volkswagen Brasil é atualmente a terceira da empresa em todo o mundo, atrás apenas da sede principal na Alemanha e do mercado crescente da China.

Na região

A fábrica de Taubaté começou a operar em 14 de janeiro 1976 fabricando peças injetadas (plásticas), estampadas e de tapeçaria para as linhas do Fusca, da Brasília, da Variant e da Kombi na Anchieta. A fabricação de carros em série, já com a linha de produção instalada, começou com o Gol, em 1980,

Fábrica em Taubaté foi inaugurada em 76 e conta hoje com mais de 5 mil empregados

 mas o primeiro carro montado na planta foi o Passat (antigo), em 1978 e 1979, para treinamento de pessoal. Atualmente, a unidade emprega 5 mil pessoas, possui 160 robôs em operação e produz mais de 200 mil carros por ano.

Em dezembro de 1993, a planta foi a primeira montadora da América Latina a obter o certificado de qualidade ISO 9002 e, em maio de 2002, foi a primeira fábrica de carros da Volkswagen do Brasil a conquistar o certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.

Em novembro de 2005, Taubaté atingiu a marca histórica de 4 milhões de veículos produzidos. No mesmo ano, comemorou 25 anos de produção do Gol, carro mais vendido no Brasil há 19 anos

Concessionárias

Em todo território nacional, a Rede Volkswagen possuí o total de 600 concessionárias.

MAIS NOTÍCIAS



Dokar no Facebook Dokar no YouTube
MAPA DO SITE:

A Dokar Veículos mantém todas as informações do seu website atualizadas. Porém, algumas divergências podem ocorrer durante o processo de atualização.
Todas as imagens/fotos de veículos exibidas neste site são de caráter meramente ilustrativas.
Também nos reservamos o direito de correções nas informações dispostas em todo conteúdo deste portal.
Sugerimos que entre em contato conosco para maiores esclarecimentos. Tel.: (12) 3644-5444